domingo, 10 de abril de 2011

O tempo

 Assim diz o SENHOR: No tempo aceitável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, para restaurares a terra, e dar-lhes em herança as herdades assoladas; "

                                                        Isaías 49,8



O tempo é vilão, mas também é herói. O tempo pode ser o carrasco, mas também pode ser um bálsamo. O tempo é um espelho, ele reflete as escolhas que fazemos.

Existe uma regra, uma lei: o que semearmos, isso colheremos.

Digo sempre que a semeadura é opcional mas a colheita é obrigatória. E quando colheremos ?
Note, a pergunta se refere ao tempo. O tempo para nossa colheita. O tempo nos transforma física, psíquica e espiritualmente. A medida que o tempo passa adquirimos experiência, amadurecemos, conquistamos.

Quando era mais jovem, detestava ouvi-los velhos dizer-lhe:-" você é novo ainda. Vai aprender muito! " ou-" isso passa." Eles tinham razão.
É impossível falar sobre o tempo sem citar Eclesiastes 3.
"Tudo tem o seu tempo determinado, atento para todo o propósito de baixo do céu"
Vamos falar de algumas características do tempo com as quais temos dificuldade de lidar. Não falaremos de todas, somente daquelas que temos dificuldades.
-tempo de semear:
Uma oliveira demora dois anos para dar a primeira azeitona depois de plantada. Uma já monte cadeira 18 anos. E nesse período ? o que fazer após semearmos? Como a guardar?
Eis aí mais uma grande benevolência de deus. O que você semear hoje, não se preocupe em colher amanhã, pois o Senhor está suprindo as suas necessidades. Ele tem dado a vós um estoque de providências para que tenhamos confiança e fé nEle. Então, o tempo após a semeadura é tempo de cuidar da plantação, das pessoas e de si mesmo.
Porque temos dificuldades para cuidar? Porque não temos paciência ?
Cuidar é excelente.
-Tempo De Cuidar:
Xenquanto cuidamos, aprendemos. Enquanto ensinamos, crescemos. Não necessariamente nessa mesma ordem.
Uma mãe passa anos cuidando de seus filhos, para um dia eles crescerem, casarem (ou não) e Belém frutos.
Uma dona-de-casa passa horas preparando almoços que será consumido em minutos. E isso a cuidar as espadas eram forjados durante dias para ficarem perfeitas ao uso. Quanto tempo o agricultor passa cuidando da plantação? Meses! Para colher em alguns dias e plantar novamente.
O tempo de cuidar é o maior e mais dispendioso de todos.
-Tempo De Colher:
Enfim chega ao tempo de colher. Esse tempo é inevitável o que plantamos, vamos colher. Não há saída, mas olha que legal! O tempo de colheita é rápido, às vezes doloroso, mas passa para uma nova colheita.
-O Tempo De Deus:
Entender o tempo de deus é dificílimo. Então, às vezes, não tento compreender,mas apenas me rendendo a ele (o tempele.
Sei que você já ouviu os sobre o tempo de Deus , mas compreendeu? O homem e está no centro da vontade de Deus requer renúncia. Deus não precisa me explicar como ele trabalham com tempo em nossas vidas, mas mesmo assim Ele explica o o tempo de Deus engloba desde a semeadura até a colheita. Se semearmos e cuidarmos no tempo de Deus, prosperalemos.
O tempo de Deus está em uma dimensão onde tudo é maior do que pensamos, pedimos ou imaginamos.
Em Cantares 2,15 fala das rapozinhas que fazem mal a vinha. São pequenos detalhes. Eu quero falar de três deles apenas para iniciar sua mente a refletir em outras situações.
Efésios 5:16
Remir o tempo.
Como temos gastado nosso tempo? Será que temos tempo para tantas coisas que não temos tempo para o mais importante?
Uma vida simples é muito mais proveitosa. O mundo tanto conhecimento e novidades que que se tornam "Paixões desse mundo".
Não vamos absorve-las nem se vivêssemos 1000 anos. Sempre perdemos nossas vidas vivendo de forma complexa, agitada, sensentem.
Ore a Deus para aprender a administrar seu tempo e você ter uma vida simples e rica em deus.
Marcos 13:33
O olhai e vigia.
Nosso tempo é tão preenchido com tantas coisas que nossa mente fica cativa neste mundo quando deveríamos levar nossas mentes cativas a Cristo (II Corintios 10,5)
Então não estão vigiando, não estão olhando! E quando chegar o grande dia, não perceberam.
2 Timóteo 4,2
Pregar tempo e fora de tempo.
E isso é tremendo com não há tempo para anunciar as boas novas. Todo dia é dia. Toda hora é hora com quando se ama, prega-se. Quando estamos em Cristo, pregamos o o evangelho nos ensina como aproveitar melhor nosso tempo, o evangelho nos liberta.
Imagine que você tem uma conta corrente e a cada manhã, você acorde com saldo de R$ 86.400,00. Só que não é permitido transferi-los saldo para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia.
O que você faz? Você irá gastar cada centavo, é calor! Todos nós somos clientes deste banco que estamos falando no: o banco do tempo!
No começo de cada dia, cada pessoa recebe um crédito de de 86,400 segundos.Todas as noites o sol da debitado, como perda. Lembre-se que: todo dia é tudo novo, de novo. Pela manhã a sua conta começa novamente, com crédito...
À noite, as sobras do dia se eevapora.
Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor; na saúde, felicidade, sucesso, no trabalho, no almoço, no aconchego de casa, no projeto de caridade que você está pensando. Você escolhe.
O relógio está correndo... o tempo está no seu curso normal. E o pêndulo do relógio ( tempo) não "Vai-e-volta"; ele "Vai-e-vai". Portanto, faço melhor para o seu dia-a-dia. Veja só, ainda...
Para você perceber o valor de um ano, pergunte a um estudante que repetiu o ano;
Para você saber o valor de um mês, pergunte a dar uma mãe que teve o seu bebê prematuramente;
Para você perceber o valor de uma semana, pergunte a um editor de um jornal semanal;
Para você perceber o valor de 1h, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrarem;
Para vocês perceberam valor de um minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu um trem;
Para você perceber o valor de 1 segundo, pergunte ao uma pessoa que conseguiu evitar um acidente;
Para você perceber o valor de 1 milésimo de segundo pergunte a alguém que ganhou a medalha de prata na olimpíada.
Portanto, valoriza-se cada momento que você tem! E valorize mais, quando você for dividir com quem especial, em especial para gastar seu tempo junto com você. Lembre-se: o tempo não espera por ninguém.

0 comentários em “O tempo”

Postar um comentário

 

Rogério Pina Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger