domingo, 28 de novembro de 2010

O CUMPRIMENTO DA PROMESSA


"Em lugar da vergonha que sofreu, o meu povo terá porção dupla, e ao invés de humilhação, ele se regozijará em sua herança; pois herdará porção dupla em sua terra e terá alegria eterna." - Isaías 61,7 (NVI)

750 anos antes de Jesus nascer, Deus levantou um profeta que ficou conhecido "O Profeta Messiânico", pois a maioria de suas profecias eram sobre o Messias que libertaria Israel.
Isaías (yexa'yahu) significa "Javé Salva". As profecias de Isaías serviram também em outras épocas em que Israel esteve dispersa e assolada por inimigos, uma mesma revelação manifestava-se naquele tempo de escravidão, na época de Jesus e agora em nosso tempo. O Eterno é maravilhoso, em seu soberano poder Ele tem cuidado de todos.

Mas eu quero falar aqui justamente do cumprimento dessa promessa que Isaías fala no capítulo 61, o Nascimento e vida de Jesus.



Em Lucas 4,18-21 vemos o momento em que Jesus lê na sinagoga exatamente este texto, e Ele leu o texto todo, pois era o costume, porém, ele não comentou sobre o Juízo de Deus que também esta lá, mas apenas do plano de salvação que o Senhor tinha e afirmou que ele era o cumprimento daquela promessa.
750 anos depois, nasce o Messias. Mas eu quero analisar 3 tópicos desse acontecimento.

TEMPO - Um longo período havia transcorrido desde o profeta messiânico Isaías até aquele momento, 750 anos, 3/4 de um milênio, ou seja, quase 1.000 anos. É muito tempo.
Quantas vezes Israel deve ter questionado se aquelas profecias eram verdadeira, ou,se o Eterno ainda se lembrava deles, ou quem sabe eles se esqueceram de que o Messias viria.
Um período de prova, abstinência e confiança.
Sabemos que por conta da tradição oral dos Judeus eles não se esqueceram e nem deixaram de acreditar, mas certamente foram momentos de duvidas.
E nós ? Quantas vezes queremos nossa promessa cumprida imediatamente. Oramos pela manhã, e se a resposta não vem a tarde, pronto ... "Deus esqueceu de mim !" - Clamamos.
Deixamos de orar, de acreditar e ainda desanimamos outras pessoas em sua fé. Hoje eu oro para que você espere o tempo de Deus em sua vida, certamente é o melhor momento. E falando em "momento" ;

MOMENTO - Israel , embora conquistada por Roma, estava em fase de desenvolvimento. Roma não escravizava seus conquistados e nem os dispersava, na verdade nem interferia em suas leis, prova disso é que Pilatos não queria julgar Jesus, pois o problema não era Romano, mas os Judeus não tinham nada contra Jesus, então colocaram Roma contra Ele.
Os Romanos ensinavam sua cultura, ciência, Arquitetura, enfim, todo seu conhecimento. Eles absorviam silenciosamente e pacificamente a nação conquistada até ela se esquecer quem era.
A identidade de Israel estava sendo roubada, eles acreditavam que aquela brisa suave era boa e estava pendendo para o paganismo romano. Veja o rei Herodes, ao contrário do que alguns pensam, Herodes era Judeu. Um rei perverso, pervertido e louco. Um rei pagão.
É nesse contexto que nasce o Messias, no momento em que Israel "achava" não precisar dEle. Afinal de contas, Israel havia passado momento terríveis anteriormente com os Babilônio, os Persas, os Filisteus entre outros que assolaram esta nação escolhida por Deus para salvar o mundo através do Messias. E agora estava tudo tranquilo.
Quantas vezes nós nos sentimos assim ? Entrei na faculdade dos meus sonhos e tudo vai bem, sem problemas. Que maravilha... Estou crescendo na minha empresa sem nenhum empecilho, é Deus.... Essa garota é a namorada dos meus sonhos, Deus a preparou para mim, tudo vai bem, então, se é preparada de Deus para mim, posso fazer sexo com ela.... e vai fazer, e não vai haver impedimentos, e vai cair...
Quando o Diabo não se levanta contra a sua vida, é porque ele já conseguiu o que queria. Quando as lutas cessam, é porque o inimigo venceu e aprisionou você. As lutas só vão cessar no céu. Não se deixe roubar pelo momento. Ore, Jejue, ore mais, jejue ainda mais, ore novamente, peça perdão ao Senhor e se arrependa e, quando vierem as lutas, desembainhe sua espada, de um GLÓRIA DEUS e vá a luta GUERREIRO - GUERREIRA. ALELUIA!

CIRCUNSTÂNCIAS - Israel aguardava um vingador, um justiceiro, um aniquilador e não um juiz justo e amável, não esperavam alguém que trataria as feridas, e sim alguém que exterminaria todos o resto. Que decepção, de frustração. Deus mandou uma ovelha e não um leão. Oras, quando clamamos no Egito, Ele nos deu um princípe, forte, guerreiro, inteligente, nos Deus o futuro Faraó, Moisés. Quando os Filisteus nos humilhavam, Ele nos deu Sansão, depois nos deu Saul e Davi. Mas todos esses pecaram. Nenhum deles era Deus. Jesus era o próprio Deus encarnado, e todas as criaturas da terra, inclusive a natureza o reconheceram, mas nós, humanos, não... que tristeza... fomos feitos por suas mãos e não os reconhecemos. Ele soprou nas minhas narinas a vida, e não o reconhecemos... onde estávamos com a cabeça ? Onde estavam os nosso pensamento ? Estavam tentando ensinar a Deus como fazer. Estávamos criando uma circunstância que nos parecia favorável. Quantas vezes não fazemos isso .... Quantas vezes nos pegamos ensinado Deus como deve nos curar ou abençoar ou abrir aquela porta de emprego ou ensinar a minha esposa, o meu marido, a minha mãe, o meu pai, os meus irmãos. Quantas vezes somos roubados pelas circunstância que criamos e não vemos a bênção embaixo do nosso nariz.

Jesus não tinha beleza nem formosura (Is 53,2). Não era guerreiro, rico, politicamente poderoso, ao contrário, era perseguido, humilhado, franzino... Mas Ele era DEUS, Ele é ainda hoje DEUS, e sempre será DEUS. Ninguém teve força, coragem ou integridade suficiente para exterminar o pecado. Ele o fez. Ninguém derrotou a morte. Ele o fez. Ninguém encarou o Diabo e disse - "Tudo é meu! Todos são meus! Nada e ninguém é teu, nem você mesmo Belial. EU SOU O SENHOR TODO PODEROSO E AMO A MINHA CRIAÇÃO, AMO A HUMANIDADE."

Uma vez uma amigo me convidou para assistir o filme A paixão de Cristo - de Mel Gibson. Ele achava que por eu ser crente não assistiria a um filme produzido por um católico. O que nos une é maior do que o que nos separa, eu oro pelos católicos e os amo. Enfim, fomos assistir e saímos do cinema 1:00 da manhã, fomos para casa e, às 5:30 da manhã ele me ligou dizendo que não conseguia dormia e que ia me pegar para trabalharmos. No caminho do trabalho paramos em uma padaria e conversamos sobre o filme, ele estava impactado. Ao voltarmos para o carro, ele colocou as mãos sobre o volante e me disse: -"Rogério, a pergunta que não quer calar. Se Deus era pai de Jesus, por quê Ele deixou Jesus sofrer tanto ?" . Ele já estava em lágrimas quando eu coloquei a mão em seu ombro e disse: -"Você acaba de entender o quanto Deus te ama. Ele não poupou o seu único filho para que você não sofresse aquilo". Naquele momento ele aceitou o plano da salvação e se converteu. Ele passou a viver dupla honra e vai ter alegria eterna. A promessa se cumpriu na vida dele e vai tornar a se cumprir muitas outras vezes.

A promessa vai se cumprir na sua vida no Tempo, Momento e Cricunstância de Deus, e se você deixar, pode ser hoje, pode ser agora. Ore por isto, ore com toda sua fé, sem duvidar.

Shalom Adonai!

0 comentários em “O CUMPRIMENTO DA PROMESSA”

Postar um comentário

 

Rogério Pina Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger